Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

João Maraschin chama oda brasileira para o diálogo. Foto: Aynur SinsekJoão Maraschin chama oda brasileira para o diálogo. Foto: Aynur Sinsek

Moda brasileira sustentável na London Fashion Week

Evento Brazil: Creating Fashion for Tomorrow marca presença brasileira na London Fashion Week SS24, com a sustentabilidade em pauta..

(Londres, brpress) – O evento  Brazil: Creating Fashion for Tomorrow (“Brasil: Criando Moda para o Amanhã’) marca a presença brasileira na London Fashion Week SS24. O programa inclui uma exposição sobre sustentabilidade na moda brasileira, de 15 a 19 /09, das 10h30 às 17h30, e dois painéis de discussão, realizados em 18/09 – tudo na embaixada do Brasil em Londres. 

O objetivo é jogar luz na produção de moda made in Brazil, com foco na sustentabilidade e inovação. É uma iniciativa do setor cultural da embaixada e da empresa brasileira de beleza limpa Simple Organic.

Com uma seleção de marcas guiadas por valores socioambientais, a mostra destaca a opulência e diversidade  dos materiais brasileiros, o artesanato único, os processos de design inovadores e a evolução da moda brasileira em direção a práticas responsáveis e sustentáveis.

É uma vitrine para o mercado global de moda que se concentra em Londres, durante a semana de moda primavera-verão 2024. 

Desafios

Na exposição, roupas, bolsas, sapatos, joias e materiais evocam soluções para os desafios apresentados pela emergência climática. A grosso modo, o evento coloca uma questão sine-aqua-non: é possível conciliar capitalismo, responsabilidade social e consciência ambiental numa indústria movida pelo consumo, como é a moda? 

“Acredito que tudo é circular quando pensamos na comunidade, em respeitar e beneficiar todos que fazem parte do ecossistema”, afirma João Maraschin, designer de moda vencedor do Drapers Sustainability 2021 Graduate Award e também um dos homenageados do Circular Fashion Summit 2021.”É preciso mais diálogo na moda brasileira”. 

Mulheres e justiça climática

O primeiro painel, Colaboração, Design e Artesanato: Nossos Guarda-roupas Podem Refletir a Justiça Climática e de Gênero na Moda?, foi mediado pela jornalista Lilian Pacce e reuniu a autora e ativista Orsola de Castro, a pesquisadora e ativista Eloisa Artuso e o estilista João Maraschin para discutir  o papel do artesanato, da criatividade e da colaboração na amplificação das vozes das mulheres no mundo, como parte da cadeia de suprimentos da indústria da moda. 

Num mundo dominado pela fast fashion, é um imenso desafio e também uma necessidade valorizar roupas e as pessoas que as confeccionam em harmonia com a cultura e a natureza locais, fornecendo perspectivas sobre gênero e justiça climática. 

“Fica o dilema: realmente precisamos de novas coleções de marcas de luxo enquanto temos o upcycling como grande tendência entre criadores?”, concluíram os debatedores, em uníssono.

Economia circular

O outro painel foi sobre Transição para uma Economia Circular, sob o aspecto têxtil: O Papel dos Consumidores e Implicações Sociais. Unindo os pesquisadores do Centro de Circularidade Têxtil, Bruna Petreca e Ricardo O’Nascimento, e Eloisa Artuso, diretora-executiva do Instituto Febre e Estratégia Internacional do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), a discussão girou em torno de produtos e experiências com potencial de engajar os consumidores com a economia circular

“Este aspecto é frequentemente ignorado na investigação sobre circularidade”, ressalta Eloisa. 

Ela expôs uma perspectiva de justiça social, reconhecendo outras forças que impactam o comportamento do consumidor, tais como políticas, cultura e aspectos econômicos. O painel deixou muitas questões para se considerar, entre os desafios – e também as oportunidades – para uma transição sistêmica suave rumo a uma economia circular.

(Colaborou Aynur Sinsek, especial para brpress)

#brpressconteudo #modabrasileira #sistentabilidade #londonfashionweek

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate